sábado, 13 de dezembro de 2014

A alimentação das Borboletas

De que se alimentam as Borboletas?
Lagartas:

As lagartas comem principalmente folhas das Plantas Hospedeiras. As folhas permitem-lhe crescer e obter todas as vitaminas necessárias para se transformar numa Borboleta adulta. 

As lagartas utilizam as mandíbulas para mastigar os alimentos.





Borboleta adulta:
  As Borboletas adultas alimentam-se através da ingestão de líquidos. As Borboletas têm um tubo longo e estreito na sua boca chamado “tromba”, que funciona como um canudo, as Borboletas usam a tromba para sugar o néctar das plantas.



Fonte: http://www.borboleta.org


























O acasalamento das Borboletas e a deposição dos seus ovos

   
Como é o processo de acasalamento das Borboletas?
   No acasalamento, a Borboleta macho fecunda a Borboleta fêmea, o esperma masculino é transferido para dentro do abdómen da fêmea.




Onde é que a Borboleta deposita os seus ovos?


   A fêmea fecundada procura a planta hospedeira para colocar os seus ovos.
   A Borboleta fêmea deposita os ovos na planta que servirá de alimento para a lagarta.
  Cada espécie de Borboleta tem plantas específicas para a alimentação das lagartas, essas plantas são conhecidas como Planta Hospedeira.




Fonte: http://www.borboleta.org

Metamorfose das Borboletas



Como se realiza a metamorfose das Borboletas?

   A lagarta, ou “larva”, sai do ovo da Borboleta. Come e cresce rapidamente, antes de passar ao estágio chamado crisálida ou “pupa”, durante o qual não se alimenta. A Borboleta adulta surge da crisálida. Neste ciclo biológico, o desenvolvimento do ovo ao “adulto” processa-se através de várias mudanças de forma. Estas mudanças chamam-se “Metamorfose”.








Fonte: http://www.borboleta.org

Borboletas mais bonitas do Mundo



Deixo aqui neste post  um pequeno vídeo com imagens de algumas das borboletas mais bonitas do Mundo!!!!!

Locais do planeta onde habitam as Borboletas


Onde habitam as Borboletas?


   As Borboletas são encontradas em quase todo o planeta terra, com exceção da Antártida e de alguns desertos áridos. As Borboletas são animais de sangue frio, por isso nos trópicos (as regiões situadas entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio) são encontradas as maiorias das espécies de Borboletas, porque são regiões de clima quente. 





   Outro fator que tem influência é a alimentação, as Borboletas preferem viver em locais onde tenha a sua fonte de alimento. 
   Vale lembrar também que as Borboletas são sensíveis à poluição, se um determinado lugar estiver muito poluído, dificilmente irás encontrar alguma Borboleta. 

Fonte: http://www.borboleta.org

O corpo das Borboletas



Pelo que é constituído o corpo das Borboletas?

Tórax:   O tórax das borboletas está constituído por 3 segmentos. Cada segmento tem um par de patas. As asas anteriores estão fixadas ao anel central enquanto as asas posteriores estão fixadas ao anel traseiro. O tórax é o suporte de todos estes membros, o que faz com que o tórax seja a parte do corpo mais musculada.






Abdómen:   O abdómen serve para as borboletas principalmente para a reprodução, contudo também mantém o intestino e o coração. Na maioria das fêmeas, o abdómen dispõe também de um ovipositor que serve para colocar os ovos. O abdómen da fêmea é geralmente mais grosso do que o o do macho, já que mantém os ovos que são numerosos.


Fonte: http://insectos.mundoentrepatas.com

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A cabeça das Borboletas

Pelo que é constituída a cabeça das Borboletas?

Antenas:

   As antenas das borboletas têm o mesmo papel que o nariz no caso dos humanos. Mas evidentemente, as antenas das borboletas são muito mais sensíveis aos odores do que os nossos narizes. As antas estão separadas uma da outra de forma a permitir localizar fontes de odores.

Olhos

   Os olhos da borboleta estão formados por milhares de pequenas lentes. A disposição das lentes sobre os olhos têm inclinações diferentes para que cada lente possa ver numa direcção ligeiramente diferente, o que permite ao insecto ter uma melhor perspectiva do seu redor.
   A trompa permite também aos macho e as fêmeas, aspirar o néctar das flores que contém glicose, proteínas, vitaminas e outras substâncias energéticas indispensáveis para voar. O tamanho da trompa das borboletas também varia. Depende das flores onde as borboletas vão buscar o seu alimento.

Apesar das milhares de lentes que permitem ter uma visão muito completa, as borboletas não podem detectar movimentos lentos e têm uma vista muito pouco precisa.

A trompa
 
 
A trompa das borboletas é um tubo composto por dois canos situados ao redor de um tubo central. Quando não está a ser utilizado, o insecto enrola o tubo para uma estrutura protectora situada abaixo da sua cabeça. Os machos se servem da sua trompa para absorver os sais minerais que são indispensáveis.




A cabeça das borboletas


Fonte: http://insectos.mundoentrepatas.com/

A cor das asas das Borboletas


Como é que as borboletas têm cores tão bonitas?

   As borboletas utilizam várias técnicas para que as suas asas tenham cores tão belas. Estas podem utilizar os pigmentos coloridos contidos nas folhas das plantas que as larvas consomem.











Certas borboletas são peritas na reciclagem: utilizam os seus próprios excrementos nas suas asas, o que lhes dá uma cor branca muito pura. Esta prática tem uma outra utilidade, pois faz com que se tornem não comestíveis.





   





Outras espécies obtêm as suas cores devido a um fenómeno óptico: as suas escamas estriadas de dobras minúsculas reflectem para os olhos feixes de luz e, portanto, uma só cor devido à difracção da luz do sol.







Fonte: http://insectos.mundoentrepatas.com/

A vida e o desenvolvimento das Borboletas

A vida

A duração da vida das borboletas é muito variável. Pode durar várias semanas ou poucos dias, dependendo das espécies. 
Um exemplo das espécies que vivem pouco tempo é o caso do bicho-da-seda que vive tão pouco tempo que não chega a alimentar-se quando é adulta. Outras espécies vivem muito mais tempo, em particular aquelas que hibernam já na forma adulta.







O desenvolvimento

  • A primeira etapa é o estado ovo, que dura entre 3 a 8 dias e é um período passivo durante o qual se forma as larvas;


  • A segunda fase é a da larva onde se pode observar a mudança mais notável de tamanho, passando de um ovo que ocupa 1 mm para uma larva que facilmente alcançará os 4 cm;


  • A fase seguinte é a da crisálida, também chamada pupa ou casulo. Durante esta fase, efetua-se uma transformação total dentro do insecto onde as células estão encarregues da reorganização da anatomia do animal, do ponto de larva a borboleta;



  • Depois da saída da crisálida realiza-se a última fase: a do insecto perfeito.








Fonte: http://insectos.mundoentrepatas.com

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Borboletas

Borboletas

Neste post vou falar sobre borboletas




Agora vou colocar um link com tudo sobre borboletas